quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rubrica: Poemas do dia - 24 de Janeiro de 2013


















Rosa Ferreira
BREVEMENTE



Hoje pareces contente

Gosto de te ouvir cantar

Escuto-te sorridente

Com aquele brilho no olhar




Também eu, brevemente

Espero sorrir e cantar

E caminhar finalmente

Junto a orla do mar




Correr e saltar n`areia

Ou simplesmente caminhar

Sei que gritar é coisa feia

Mas preciso me libertar




E dizer aos quatro ventos

Como é linda a liberdade

Depois de tantos tormentos

Que passei e ninguém sabe




Como é bom poder andar

Ir saindo por aí

Sem ter que esperar 

Que alguém cuide ti


tulipanegra

























Valter Silva Ferreira
AINDA ONTEM



Ainda ontem

Quando criança

Estrelas eram pirilampos

A se esconderem no horizonte




Ainda ontem

As nuvens eram de algodão

E o danado do cupido

Era o terror do coração




Lembro-me da garoa

E do chuvisco do dia a dia

Do cachecol da vovó

Que meu pescoço aquecia




Ainda ontem

Tudo era besteira

Soldado era de chumbo

E carrinho de madeira




Lembro-me de minha pipa

Meu papagaio de muitas cores

Que arrancavam de mim lagrimas

Quando se enroscavam nos galhos




Ainda ontem

Quando criança

Estrelas eram pirilampos

A se esconderem no horizonte




Ainda ontem...




Valter Arauto




















LAMENTO
Desço dos pedestais do meu orgulho,
afronto a vaidade que tantas vezes me guiou.
Percebo em minha coragem a existência da covardia,
e lamento que minhas imperfeições, 
feito correnteza nas tempestades de nossa paixão,
tenha te impelido para tão longe nesse mar de lamúrias.


Desafiei teus sentidos, despertei tua ira,
arrebatei as cortinas dos teus olhos...
As mesmas que ofuscavam tua visão,
quando em momentos de lascívia juravas me conhecer.


Mas, amor...
Eu mesma não me conseguia distinguir entre aquela que era,
e a que desejava subsistir.


Após acolher tua inevitável partida
velo então o horizonte,
e entre dias e noites, remanesce a espera solitária,
faço do teu retorno minha maior e única ambição.


E aqui, do ponto mais alto da minha saudade,
na esperança de guiar-te,
mais uma vez rumo aos meus braços,
de dia sou o próprio sol...
E a noite, o mais intenso farol.


Gil Façanha
























Teu amor
Tem teu amor a imensidão do mar,
Eu quero nele, contigo, mergulhar
E nas cálidas águas seu sal sentir
O aroma dum perfumado cravo a abrir.


Da tão grande intensidade de teu amar
Não importa que não me possas falar
Mas, eu quero que tu saibas em mim ver
A pérola que tenho p’ra te oferecer.


Oh! Amor da infinitude do Universo!
Mata meu tão grande desejo, te peço,
Com o intenso brilho de teu doce olhar!


E, na imensidão dum tão largo mar
De teu grande amor de forte intensidade
Me une a ti para a Eternidade!...


«»
Zélia Chamusca

























AME
O seu semelhante como a ti próprio
E quando não conseguires externar
Este sentimento de amor ao próximo
Busque dentre de si
O elo que liga a ti a todos que o cercam
E verá que o amor
A si próprio,
Ao amigo,
A esposa
E os familiares
É o único sentimento que nos faz 
Viver bem,
Conviver harmoniosamente
E amar intensamente quem amamos,
Para a vida toda,
De tão lindo que é amar,
Ser amado
E praticar este sentimento ímpar
De paz e de amor.


MIGUEL MOOJEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário