quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rubrica: Poemas do dia / 23 de Janeiro de 2013





O BEIJO DA SAUDADE
Sinto-te quando beijas
a minha alma lá de longe!...
Sinto o sabor do teu beijo,
ao sentir a brisa de norte,
ao ver o luar de agosto
neste meu sonho tão forte,
no despedir do sol-posto
que é acordar em tormento
que espelha o meu sofrimento
de ti, amor, que estás longe.

Sinto teu beijo em pensamento,
que voa pra mim, agora,
no sopro do teu cálido vento!....
Sinto-te toda nessa brisa,
como sinto esse teu beijo 
que é de amor e saudade,
mas, sem sal, neste momento!...

© Acácio Costa


À Luz das Obscuridades
Na noite obscuridades ocultas
se sobrepõem a luz da lua
e no firmamento o ócio das nuvens
... vagueando junto aos mistérios.

No peito obscuridades ocultas
que se transmutam a cada dia
que se ofuscam à luz suprema
mas, ainda o sopro é dos mistérios.

No sol as obscuridades do fogo
e os anjos flamejantes magnetizam
todos os astros e planetas regidos
mas, ainda as órbitas são mistérios.

No olhar a obscuridade dos segredos
que eu guardo sob a luz bruxuleante
de um candelabro de sete braços
enquanto escrevo poesias de amor.

Obscuridades de um amor que sinto
e que guardo egoisticamente em mim
por medo de magoar, por medo de afastar
você, por medo de sucumbir aos mistérios.

Jonas R. Sanches


hei...vamos!.
estou deveras esfomeada,
apetece-me francesinha
ou um prego bem molhado
com cerveja bem regado
he!...vamos lá... quem alinha

e que tal um cineminha
nesta tarde bem cinzenta
numa sala bem quentinha
ver uma cena ternurenta
com a tua mão na minha
vamos ver quem mais inventa,
prometo ficar atenta

estou deveras esfomeada
cinema, pipocas coca-cola
francesinha 
hiii...uma tarde bem passada.
em cultura e animada.
basta de vida acabrunhada
escrevo-te até ficar chalada
pouco me importa ser desfolhada.
não consigo ficar calada
quero um dia ser lembrada
mas ainda, sou carta fechada
espero um dia, ser encontrada.

Manuela Bulcão
23-01-2015


Lamento e Dor
Se choro é porque choro,
É sentir a lágrima a correr,
Mas se riu
Ninguém me alegra
E continuo a padecer
As lágrimas
Pelo rosto a deslizar,
Nem se conseguem estancar,
Nem mesmo o Sol irradia,
A tristeza do meu olhar...
Olho a beleza do mar
Vejo o céu e as estrelas
Olho as ondas que sem parar,
Me fazem sempre lembrar,
o que vivi junto delas...
Vida que foste vida!
Vida cheia de cor
Vida que foi sentida
Junto de ti meu amor.
Com estas lágrimas e dor,
Assim tentarei viver
E para sempre esquecer, 
O que foi um grande amor.

Maria de Lurdes Cunha
in " Palavras Nossas" Vol II


BRINCANDO DE AMAR
Um dia brincamos de ser dois,
dois corpos em um só,
duas almas se entregando,
duas bocas se amando,
duas vidas se transformando,
duas pessoas se desejando.
Então a brincadeira acabou.
Sério pra mim ficou e você inocente, nem notou.
Nosso mundo se dividiu, você sem perceber partiu.
E Essa brincadeira ficou na memória entre outras histórias,
que só nós dois sabemos, que um dia ela existiu...

Tâ Faria

NO SEGREDO VIAJA A MUDANÇA…
No segredo viaja a mudança em gestos profundos,
Em portas que se fecham balançando a magia…
Em corpos esculpidos e amargurados em poesia,
Vestidos pela paz que trazem no rosto a fantasia,
Num toque de cristal que estremece os mundos.

No segredo viaja a mudança que trago por fim,
Que morre na aurora dos dias em luz ausente…
Em pérolas que esmagam o céu presente,
Destruindo as loucuras num sonho imponente,
Em marfim os teus olhos se perdem de mim.

No segredo viaja a mudança que vela a tua dor,
Que parte sem destino, sem ardor e perseverança…
Desliga os sentidos do peito num surto de lembrança,
Que perfura a tua vontade em torno da insegurança,
Que vive em ti e morre no destino do amor.

JOSÉ MIGUEL ARAÚJO
(Professor de Geografia)
22/01/2013



Teresinha Cardoso Cardoso
AQUARELA!
De alma livre coração aberto
Deixo-me contaminar pela 
pintura e poesia
Esboço-me então em aquarela
Faço um poema em tua 
companhia
Sei que estás sempre a meu lado 
Te vejo em minhas aventuras
O teu olhar a dividir silencioso
Sublima-se em mim,oh! meu amado 
No pincel de sonhos, recrio-me
em colorido
Expresso meu âmago no 
palpitar das cores
Nasço de novo a cada toque a 
tela
na ilusão de me sentir mais
bela
Escrevo então em partes 
minha vida
E num piscar de olhos
Vivo emoções
Pintada em aquarela!

                                                       Teresinha Lydice Cardoso...Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário