terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Nossos Poetas


GOTAS DE AMOR

Duas árvores passeavam
de mão dada ant’ o jardim.
Nas gotas caídas beijavam
verde viço ao pé de mim.

- Meus ramos altos e gráceis
bebem amor, uma dizia.
- Minhas raízes são frágeis,
de pé a outra retorquia.

Mundo de amor plantado
jamais enxutos olhos viram
posto o sol ali de lado.

E lágrimas ao céu subiram
quando do par enamorado
as folhas d’ outono caíram.

José Brites Marques Inácio


É FELICIDADE !

Meu amor...
Para ti invento palavras !
Não me canso de escrevê-las...
... Não me importo de repeti-las !
Nada me demove de continuar
A falar da nossa felicidade,
Que é única...
Estar contigo, é felicidade !
Escrever poesias falando do nosso amor, é felicidade !
Ter tempo para os sonhos, é felicidade !
Construir um só caminho, é felicidade !
Ter o coração a pular quando estou perto de ti, é felicidade !
Viver a realidade, é felicidade !
Ser adulto e se sentir criança, é felicidade !
Ouvir o coração a bater feliz, é felicidade !
Pegar na tua mão e levar-te pelo infinito do nosso amor,
É o climax da felicidade !

JORGE BRITES


 “O MEU JARDIM”

De Todas as flores
Cá do meu jardim
Aquele jasmim
É os meus amores.

Tão simples e belo,
Tão alvo de cor,
Tem o tom do cabelo
Do meu amor.

De cor tão singela,
É a flor mais bela
Desde a sua raiz!

Como eu sou feliz
Naquele chalé
Quando ele me diz, “Bom Dia” até!

Alfredo Costa Pereira


Coração meu e teu

O meu coração é um mar
de amor, carinho e afeição
Albergue e porto de abrigo
que guarda o teu coração

E nesse lugar permaneces
enquanto quiseres estar
Com liberdade para o ser
ou novo amor encontrar

Tens dormido nesse mar
resguardado com ternura
E não há onda ou tormenta
que me leve essa ventura

Catarina Pinto


Discriminação racial/Racismo

E tudo começou com o Big Bang!
Fizeram-se os planetas os astros estrelas e coisas mais,
Fez-se azul no céu para todos, por igual;
Surgiram animais de várias espécies,
Entre os quais, os humanoides,
Que mais tarde deram origem aos humanos,
Ditos Homo sapiens, iguais pela forma
Mas diferentes pela cor,
Culpa da pigmentação, coisas de climas,
Diz-se que em África, teve origem a espécie humana!

E com a evolução desta espécie dita inteligente,
Vieram os problemas discriminatórios,
Nos desatinos das cores da derme!
Negros que detestam brancos,
Amarelos que não suportam negros,
Brancos que odeiam todos os outros,
Numa profusão de sentimentos,
De incompreensível entendimento!
Ódios que nascem, como erva daninha
Em searas de gente,
Como se a cor fosse estigma!

Inventam-se direitos de superioridade pela cor da pele,
Quando pelas veias corre líquido igual!
E esta aberração só existe nesta espécie bípede,
Pois na verdade não existem raças,
Mas somente uma raça,
RAÇA HUMANA

José Carlos Moutinho


"Trilha a seguir"

Busquei no vento
caminho raro(efeito)
trilhando afagos
voando beijos
tocando afetos
bebendo abraços
tocando em voo
pousando em nuvens
forjando preciosa
pedra ... vida
recolhendo folhas
soprando pétalas
braseando fogo
fluindo líquida
em firme terra
sentimento vivo
desprezo frio
indiferença sórdida
morte da mágoa
fim de ti
segurança firme
silêncio certo
caminho a seguir
vida aqui, sempre ...
... em mim!

(Kátia de Souza)


LIVRO

Sei-te
Ler-te
Saber-te
Sentir-te
Sonhar-te

Sei-te, livro
Ler-te, um encanto
Folhear-te, uma arte
Sentir-te, um prazer
Sonhar-te, um viver

Mergulho-te nas letras
Decifro-te a alma das palavras
Das histórias, das personagens
Devoro-te, possuo-te
Sinto-te em mim viajar

Sei-te livro
és alegria
Ler-te livro
és sabedoria
Saber-te livro
és sintonia
Sentir-te livro
és calmaria
Sonhar-te livro
és pura magia.

Edite Pinheiro


Telhados de vidro

A minha poesia é esta
Escrita com sangue, escrita com dor
Escrita com lágrimas e suor.
(…)
No tinteiro tenho cansaço, horas amargas de vida
No papel, sonhos de esperança e juventude perdida.

Carrego a sombra ao colo,
Nos ombros mágoa e saudade
As lágrimas que hoje choro, são apelos á bondade
Ainda acredito nos sonhos, acredito na humanidade
O sol ainda é verdadeiro, também a lua é verdade.
(…)
Corre a água nos ribeiros
A noite continua a surgir
Despertam estrelas no céu
E eu ainda sei sorrir…
Esta é a minha poesia:
A minha sombra caminha a meu lado
Mantenho a esperança,
Acredito na humanidade
Os sonhos não são de vidro
de vidro são os telhados.
As pedras que hoje me atiram, atingirão os ousados…
a primeira pedrada não será minha…
a lua é verdadeira
o sol também…
este mundo é de todos
e não pertence a ninguém!

Céu Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário