segunda-feira, 26 de março de 2012

Os nossos poetas


Jardins da vida

Velas abertas,
soltas ao vento
deslizam suaves,
pelo mar de flores.
Multicores,
perfumes mil,
espalhados pela brisa
no céu anil.

Ondas verdes,
gramíneas diversas,
enfeitam jardins enriquecem praças,
ornamentam vidas.

E, ao cair da tarde,
pisca- pisca divinos,
vem iluminar os caminhos.
Jardins da vida,
abrilhantam os dias
alegram o viver,
trazendo beleza e
deixando alegria.

Rosana Mitraud


Mar, meu companheiro

Quando se faz vazio, o meu pensamento
E a minha vontade se perde na solidão do silêncio,
É junto de ti, mar, que encontro a serenidade!

Vagueia o meu olhar, sobre o teu dorso
E fascinado pelo reflexo do sol nas tuas águas
Sorrio-me no teu ondular!

Leva os meus anseios, nas tuas marés descendentes
E traz-me a paz e a felicidade,
Abraçada nas tuas ondas,
Que se vêm espreguiçar na areia dourada,
Em caricias refrescantes de alva espuma
E que me acalmam pelos cheiros da maresia!

E és tu mar, imensidão de segredos por desvendar,
Que tanto tens a doçura do teu murmurar
E nos delicias nos prazeres em ti,
Como tens a agressividade da tua revolta,
Transformas-te em monstro assustador,
Que tudo destróis e arrastas na tua vontade!

Mas, para mim, mar...
Que te confundo no horizonte com o céu, 
Quero-te sereno e companheiro, 
Nos meus momentos de solidão.

José Carlos Moutinho


A SAUDADE

É na hora mais tardia
Que vive a minha
Sede de busca, 
A minha fome de afeto,
A dor que a saudade
Do tempo
Marca em cada bocado de pele
Deste corpo renascido
A cada acordar.

Paula Amaro


Toda essa honrada esperança 
Ruirá na ardósia do tempo, 
E destroçará o inverno 
Que vocifera a teus pés. 

Se bem que ardam os altares apaixonantes, 
Todas as noites me sinto 
igual aos desconhecidos. 
Fico em mim,mas fora do corpo

Seguro a vida por desespero. 
Adulta é a noite no corpo azul. 
A claridade - Reflexos coloridos. 
Amei o amor. Amei-te mas não eras tu 
porém o fim dessa estrada sem fim
rasgou-me as asas

Íntimo rumor do mundo. 
Era uma rosa encarnada 
aberta nesse momento. 
Era uma boca fechada 
sob a mordaça de um lenço. 
Era afinal quase nada, 
e tudo parecia imenso! 

A casa perdida 
no meio do vendaval; 
imensa, a linha da vida 
no seu desenho mortal; 
imensa, na despedida,
a certeza do final. 

Era uma haste inclinada 
sob o capricho do vento. 
Era a minh'alma, dobrada, 
dentro do teu pensamento. 
Era afinal quase nada, 
e tudo parecia imenso! 

Imensa, a luz proibida, a voz diluída 
além do bem e do mal; 
imensa, por toda a vida, 
minha descrença total!

Por: Fernanda Mothé


Ontem!

Ontem queria chorar… Hoje acordei a sorrir!
Afinal faz bem os desabafos
Faz bem ter um dia de tristeza…

Depois acordo renovada de alma fresca!
E a vida cotidiana parece menos entediada…
Parece a vida renovada, pronta para a luta…
Pronta para sorrir e continuar… afinal sou normal!
Posso chorar, sangrar do coração,
Sem perder a alegria pela vida! 

Afinal a tristeza deu-se por vencida e recuou,
E sempre que ela volte, eu viro-me para ela um dia…
Assim todos os outros serão virados para a alegria!

Virados para os poemas, que me aquecem a alma…
Pois o poeta dorme acordado e sente a dormir...
Vê de olhos fechados o mundo.
Escuta as palavras por dizer...
Diz o que não está escrito...
Lê o livro por divulgar.
O poeta é atento, 
Ao dia que está por chegar… 
Sorri á tristeza para a poder afastar!
E a tristeza recua…
Para a vida ocupar o seu lugar!

Celeste Seabra


Caminhos.

Caminhos descruzados, 
Caminhos entrelaçados,
corações perdidos, amachucados.
feridos, denegridos, aniquilados!
Almas rasgadas,
almas remendadas.
almas sentidas, desnorteadas,
ressentidas.
Vidas separadas, vidas despidas
desnutridas, assassinadas!
Corações partidos, corações colados.
Corações mal amados, corações abalados!
Amores perdidos, amores desencontrados,
amores adormecidos, amores despertados!
Durezas da vida.
para as quais nunca estamos preparados!
Sofrer o duro golpe na ferida ainda por curar!
Incertezas, rudezas, asperezas
difíceis de suportar!
Amar, amar...
é vã a glória de amar!
É lentamente por dentro morrer...
...e sangrar... sangrar...

Paula Tavares


"AMOR É"

Alimento da alma...
Como o mel!

Que adoça!
Que acalma!
...Está no coração...
...Está na nossa vida...
...Não percas...Tempo!
Alimentando-te...
De mágoas!
De tristeza!
De solidão!
...Vive cada momento...
...Regando o amor...
...Como se fosse ...
Uma delicada...Flor!
Ser feliz!
Ser conrrespondido!
O amor!
...Nunca é...Perdido!
...Porque só uma vida...
...Cheia de amor...
Faz sentido!

Mila lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário